Trotes prejudicam trabalho de bombeiros


por Diário Popular
05/02/2012 00:00
bombeiro
Chamadas falsas significam desgaste nos carros e gastos com gasolina, além de prejudicar atendimento quando realmente necessário
IPATINGA - No período das férias escolares, o número de trotes direcionados ao Corpo de Bombeiros de Ipatinga aumentou consideravelmente. Mas a corporação alerta: o problema é recorrente durante todo o ano e muitas vezes o trabalho é prejudicado em função dessas ligações.
Segundo o sargento da 2º Companhia de Bombeiros Militar de Ipatinga (2º CBM), Gildo dos Santos Silva, é comum os falsos pedidos de socorro crescerem durante as férias. "Esse aumento é normal porque as crianças ficam mais tempo em casa e às vezes ficam mais tempo sozinhas. É comum as crianças ligarem fazendo brincadeiras. Isso geralmente acontece nesses primeiros meses do ano", contou Gildo dos Santos. Os dados ainda não podem ser comparados com os do último ano, mas o sargento afirmou que os números do primeiro mês do ano não diminuíram.

RASTREAMENTO
O sargento da 2º CBM revelou que passar trote para a corporação não é exclusividade das crianças. "Acontece de pessoas adultas também ligarem passando trote. As pessoas ligam porque o telefone é gratuito e às vezes falam palavrões quando atendemos o telefone. Mas nesses casos sabemos que é um trote - ou quando as crianças ligam falando que a caixa d'água está pegando fogo. Brincadeiras assim são fáceis de detectar que não se tratam de chamadas emergenciais", explicou o sargento.
Os telefonistas do Corpo de Bombeiros são treinados para o atendimento das ocorrências. A cada ligação de pedido de socorro muitas perguntas são feitas para que seja realizada uma apuração da veracidade do caso. "O telefonista é preparado para filtrar todas as ocorrências, para que nenhuma guarnição seja empenhada indevidamente. 
Nessa triagem, são feitas muitas perguntas. Em cada situação de risco, perguntas diferenciadas são feitas para conseguir filtrar a verdade dos fatos", assegurou Gildo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários deixados no site são de inteira responsabilidade de quem escreve e as publica. Isentando assim de responsabilidade o autor/editor do site. Portanto, tenha responsabilidade com seu comentário!