82ª Cia. de PM vai funcionar ao lado do Olho Vivo

Grupamento militar conta com 130 policiais, 18 viaturas e tem a missão de atender 16 bairros 

FOTO: LAIRTO MARTINS 

IPATINGA -  Depois que foi anunciado que a sede da 82. Cia de PM sairia do Centro de Ipatinga e seria transferida para para o 14º Batalhão, no Bairro Vila Celeste, aconteceu uma mobilização dos Conselhos de Segurança Pública (Conseps) da cidade junto aos poderes públicos para evitar a mudança. E em um encontro ocorrido no início desta semana onde estiveram presentes o secretário extraordinário de Assuntos Institucionais, Amaury Gonçalves, o comandante da 12ª Região de PM, coronel Geraldo Henrique Guimarães, o comandante do 14º Batalhão, coronel Francisco Assis, e o capitão da 82ª Cia, Luiz Magalhães, ficou definida a retomada das obras de construção da nova sede da Companhia, na Rua Edgar Boy Rossi, Centro da cidade pela Prefeitura de Ipatinga e que em um prazo de 80 dias as novas instalações devem ser inauguradas. 

Segundo o Capitão Magalhães nesta quinta feira (12), os trabalhadores da empresa Gervic, que ganhou a licitação para empreender a obra, já estavam em atividade no local. O presidente do Consep I, Gerson Paulino diz que a entidade vai monitorar a execução da obra todos os dias para acompanhar seu desenvolvimento: “Não deixaremos que o obra seja paralisada, assim como não aceitamos a mudança da 82. Cia para o Bairro Vila Celeste. Faremos o devido acompanhamento para que a nova sede seja entregue no prazo prometido pela administração municipal. Este e um anseio da comunidade que necessita de segurança na área central o que não pode ser feito devidamente se a Companhia deixar o Centro de Ipatinga. Além disso se ela continuar aqui, a população terá melhor acesso ás forças policiais quando precisar procura-las”, alerta Paulino. 

FOTO: LAIRTO MARTINS 

A PREVISÃO é de que as obras sejam concluídas em 80 dias
Estrutura 

A nova sede foi concebida junto com o projeto Olho Vivo em  dezembro de 2009, mas por questões administrativas a 82ª. Cia acabou não sendo transferida para o prédio que fica ao lado do programa de monitoramento por câmeras, mas o desejo de construção de um novo local de funcionamento existe há quase 10 anos.

A estrutura da nova sede contará com quatro salas que servirão para a parte administrativa e para atendimento ao público, uma sala de treinamento com capacidade para 30 pessoas sentadas, um vestiário masculino e um feminino e no futuro existe a possibilidade de ser construído em anexo ao prédio duas salas que serão usadas pelo Consep. Atualmente, a sede da 82ª Cia funciona na rua Zita Soares de Oliveira,no Novo Centro em um prédio alugado, que não tem atendido as necessidades da Polícia por se tratar de um prédio em más condições e insalubre.

Janete Araújo 

O comandante da 82ª Cia. de PM, capitão Luiz Carlos Magalhães, mostra o projeto da nova sede ao presidente do Consep I, Gerson Paulino
O atual efetivo da 82ª. Cia tem 130 policiais, 18 viaturas entre carros e motos e atende 16 bairros entre eles Caravelas, Jardim Panorama, Veneza, Planalto, Centro, Vila Ipanema, Cariru, Bom Retiro, Horto e faz também a prevenção nas rodovias BRs 381 e 458, Usipa, no Shopping do Vale do Aço, Parque Ipanema, Kartódromo e poderes públicos, abrangendo  uma área de segurança que conta com comércios, bancos, empresas, indústrias, faculdades e hospitais. Sendo que somente na área central da cidade em dias de fluxo normal circulam diariamente em torno de 45 mil pessoas e esse número dobre ou quase triplica nas datas especiais do comércio. Segundo o Capitão Magalhães a saída da sede da Companhia do Centro pode implicar em menos viaturas e um número menor de efetivo circulando pelos locais já citados. A 82. Cia de PM garante ainda monitoramento permanente na chamada Zona Quente de Criminalidade (ZQC) com maiores índices de casos de prostituição e tráfico de drogas e nos pontos onde ficam os moradores de rua. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários deixados no site são de inteira responsabilidade de quem escreve e as publica. Isentando assim de responsabilidade o autor/editor do site. Portanto, tenha responsabilidade com seu comentário!