PM mineira já expulsou 30 policiais em 2012

Guilherme Paranaiba -Estado de Minas



Somente em 2012, 30 policiais militares foram expulsos da corporação por cometerem crimes ou transgressões. O principal motivo é a deserção, seguido de estelionato e falsificação de documento e furto, peculato e receptação. A Ouvidoria Geral do Estado (OGE) recebeu neste ano 26 denúncias contra PMs, todas por lesão corporal, e no ano passado foram 94.
O professor da PUC Minas e membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública Robson Sávio Reis Souza acredita que essa situação é marcada pela ausência de um órgão de controle externo que possa atuar de forma autônoma para julgar e punir os militares. Segundo ele, em diversos países há órgãos autônomos que controlam a atuação da polícia e têm capacidade para julgar e punir os desvios de conduta, coisa que não acontece no Brasil. “Os governos não têm tido coragem de implementar órgãos independentes de investigação, o que favorece essa situação de crimes praticados por policiais militares”, acrescenta.

O pesquisador do Núcleo de Estudos em Segurança Pública (Nesp) da Fundação João Pinheiro Marcus Vinícius Cruz, concorda que há falta de controle externo da polícia e também acredita que a burocracia nos processos de investigação contribui para a falta de controle. “A burocracia é muito grande e acaba ajudando a não ter uma investigação interna de qualidade”, acrescenta.
O major Gilmar Luciano, assessor de imprensa da Polícia Militar, diz que a corporação não tolera nenhum tipo de desvio e age com transparência em todos os casos. “Agimos exatamente da forma prevista em lei. Somos rigorosos quando o assunto são os desvios de conduta”, afirma.


* * Obs: Tal matéria foi publicada há alguns dias atrás, será que a imprensa pretende desmoralizar mais ainda a PMMG.
Faltou mais "clareza" nas informações, poderiam ter citado quantos são Oficiais e quantos são praças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários deixados no site são de inteira responsabilidade de quem escreve e as publica. Isentando assim de responsabilidade o autor/editor do site. Portanto, tenha responsabilidade com seu comentário!