Recorde de roubos e extorsões do ano em Minas Gerais


Foram 5.204 crimes contra o patrimônio somente nesse mês.
Homicídios tiveram queda de 6% em relação a outubro.

Relatório divulgado nesta sexta-feira (28) pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) mostra que novembro foi o mês com maior número de crimes contra o patrimônio emMinas Gerais, considerando todo o ano de 2012. A Seds só vai divulgar os dados de violência relativos a dezembro no dia 10 de janeiro de 2013.
Foram 5.204 roubos consumados somados a crimes de extorsão mediante seqüestro só no mês de novembro. O número é 6% maior que a média mensal de 2012, ano que já somou 54.121 crimes do tipo. Só na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foram 3.217 ocorrências.
A pasta não divulga os crimes especificando cada tipo. Tampouco divulga os números de cada município do Estado, embora tenha prometido fazer esse detalhamento até o final deste ano.
Apesar do aumento dos crimes contra o patrimônio, os índices de homicídio apresentaram queda, após crescimento contínuo desde junho, como o G1 antecipou há duas semanas. Foram 308 homicídios no Estado em novembro, sendo 130 na Grande BH. No mês anterior, esses índices eram, respectivamente, de 327 e 154 ocorrências.
Os dados não levam em conta o número de vítimas, mas de registros nas polícias civil e militar. Assim, se, em uma chacina, houver cinco vítimas, o caso será registrado como apenas um homicídio. A pasta promete passar a divulgar números de vítimas a partir de 2013.
A reportagem questionou a Seds sobre o aumento do número de crimes contra o patrimônio. Às 19h, o secretário de Estado de Defesa Social de Minas, Rômulo Ferraz, concedeu entrevista ao G1, em que disse que sua pasta possui quatro estratégias para combater os roubos a partir de 2013, entre elas, a prisão de 500 líderes nesse tipo de crime, já mapeados, até fevereiro de 2013. Ele também prometeu divulgação mais detalhada das estatísticas de criminalidade no Estado a partir de janeiro de 2013
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários deixados no site são de inteira responsabilidade de quem escreve e as publica. Isentando assim de responsabilidade o autor/editor do site. Portanto, tenha responsabilidade com seu comentário!