Suplementos x Fígado – Dúvidas

Suplementos x Fígado - Dúvidas
Apesar de trazer inúmeros benefícios, principalmente para os praticantes de atividades físicas, todos os tipos de suplementos podem causar sérios danos à saúde se não foram ingeridos na dosagem e na frequência corretas. Nesses casos, ao invés de ser aliado da saúde e da boa forma, podem prejudicar o funcionamento normal do nosso organismo.
De fato, os suplementos alimentares podem ser usados por todos, não apenas os atletas, mas também gestantes, adolescentes, crianças, idosos, pacientes pós-cirúrgicos, portadores de doenças, o mais importante é que estejam adequados à idade, sexo e condições físicas. Caso contrário alguns órgãos como o fígado e os rins podem ficar sobrecarregados.
De acordo com profissionais especializados no assunto, quem faz uso de suplementos à base de aminoácidos e proteínas não pode ter nenhum problema no fígado, esse órgão precisa estar trabalhando em perfeitas condições. Quando há algum déficit hepático, há grandes chances de o problema agravar com o uso da suplementação, já que estará trabalhando mais, sem estar preparado para isso. No caso dos rins, mesmo quando em condições normais, às vezes reagem mal se são obrigados a filtrar um excesso de moléculas protéicas. Os diabéticos, em especial, precisam ser bem orientados em relação aos carboidratos.
Os efeitos colaterais causado pelos suplementos mais relatados estão associados a reações alérgicas em resposta a algum componente da fórmula, arritmias, principalmente com suplementos de efeito termogênico, toxicidade e interações medicamentosas, em que pode haver comprometimento da eficácia do medicamento. Pois é, por isso é de fundamental importância consultar um nutricionista antes de começar a usar um suplemento.
Existem suplementos com características hiperprotéicas, hipercalóricas, com concentrações elevadas de vitaminas e minerais, de efeito termogênico, cada um deles com um determinado objetivo. Saber a dose ideal para o seu tipo físico e atividade que pratica é o ponto principal para evitar complicações no fígado.
Óxido Nítrico no Pré-treino – Efeitos, Benefícios
Posted: 11 Dec 2012 05:14 PM PST
Óxido Nítrico no pré-treino - Efeitos, benefícios
O óxido nítrico (NO2) é uma substância encontrada naturalmente em nosso organismo, que possui ação vasodilatadora, além de ser responsável pelo está ligado ao transporte de oxigênio, equilíbrio da glicose, produção de energia e crescimento dos músculos. Graças a esses efeitos, o NO2 é bastante utilizado por praticantes de musculação e atletas em geral no pré – treino.
Estudos mostram que suplementos a base de NO2 promove um “nitrobombeamento” permanente, que faz com que o aumento do volume muscular alcançado com o treinamento dure mais. Isso ocorre pois há um aumento do fluxo sanguíneo, que percorre as fibras musculares por mais tempo mantendo o volume e densidade, o que é explicado pela ação desenvolvida pela substância ao chegar no organismo, sinalizando o processo de hemodilatação. Também há evidências de que o NO2, ao aumentar o fluxo sanguíneo, promove uma maior rapidez e eficiência na distribuição do oxigênio e dos nutrientes aos músculos, gerando resultados como: maior relaxamento na musculatura lisa vascular e vasodilatação; aumento da recuperação; diminuição da fadiga muscular; aumento da performance tanto para atletas de força, que praticam musculação, boxe,  quanto para os de endurance, que praticam atletismo, futebol, basquete, entre outros.
Outra explicação utilizada para os efeitos promovidos pelo óxido Nítrico, é baseada na certeza de que a substância também age como um acelerador da contração da fibra muscular. Um acelerador é um agentes ou uma substância que tem a capacidade de aumentar a velocidade contração da fibra muscular. Assim, aumentando produção de NO2, você também pode aumentar ao máximo a velocidade de contração de todos os tipos de músculos, logo, fibras de contração rápida se tornam mais rápida e as fibras de contração lenta levam um tempo menor para entrar em ação.
Apesar de não haver um guia para o consumo do óxido nítrico, as empresas que fabricam os suplementos recomendam doses em torno de três a nove gramas diárias, preferencialmente antes de treinar. Consulte um nutricionista!
O que é DMAA? Por que é proibido? Riscos para saúde
Posted: 11 Dec 2012 05:14 PM PST
O que é DMAA? Por que é proibido?
Suplementos com 1 3-dimethylamylamine, mais conhecido como DMAA, são proibidos pelo Brasil. A proibição dada pela Anvisa foi formalizada através da Resolução 37 de 2 de julho de 2012 que atualizou a Lista de Substâncias Entorpecentes, Psicotrópicas, Precursoras e outras sob Controle Especial listados pela Portaria SVS/MS 344/1998, tirou do mercado os produtos: Jack3D; Oxy Elite Pro e Lipo-6 Black.
O DMAA é uma substância semelhante à anfetamina e que está presente na composição de alguns produtos classificados como suplementos alimentares com indicação para emagrecer ou aumentar o rendimento em atletas. O lado ruim dessa substância compreende justamente os efeitos negativos que a mesma pode causar, como: efeitos tóxicos no fígado; disfunções metabólicas; danos cardiovasculares, como aumento da pressão arterial e frequência cardíaca, além de alterações do sistema nervoso, como ataques de pânico e crises convulsivas.
estudos que mostram que o uso do 1 3-dimethylamylamine como fármaco, principalmente como broncodilatador, ajuda os asmáticos a respirar melhor, com a dilatação dos brônquios. Mas, por outro lado, assim como outras substâncias vasodilatadoras, há efeitos colaterais conhecidos e já relatados em diversos trabalhos.
O maior problema estava na divulgação dos produtos com DMAA, os fabricantes prometiam perdas significativas de peso em pouco tempo e citava como efeitos colaterais apenas: diarréia, enjôo, insônia, dores de cabeça e vômitos. Não havia qualquer alerta para pacientes instáveis. Além disso, os produtos traziam em sua composição substâncias proibidas para uso em alimentos como: estimulantes, hormônios ou outras consideradas como doping pela Agência Mundial Antidoping.
A Anvisa alerta aos que correm em busca do corpo perfeito ou da qualidade de vida tomando suplementos sem a devida orientação. É preciso ter cuidado com as promessas milagrosas, pois não existem produtos que garantam com rapidez e segurança a perda de peso e o ganho de massa muscular ou ainda a melhoria da aparência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários deixados no site são de inteira responsabilidade de quem escreve e as publica. Isentando assim de responsabilidade o autor/editor do site. Portanto, tenha responsabilidade com seu comentário!