Vereadores discutem segurança pública com delegados


ACS/CMCF 

No encontro dessa quarta, vereadores e delegados discutiram assuntos ligados à área de segurança pública de Fabriciano
CORONEL FABRICIANO - Liderada pelo Presidente da Câmara Municipal de Coronel Fabriciano (CMCF), Marcos da Luz (PT), uma comitiva formada por oito vereadores da atual Legislatura se reuniu com delegados de Polícia Civil (PC) na tarde dessa quarta-feira (9), na Delegacia do município, para discutir assuntos ligados à área de segurança pública da cidade. 

Além do chefe do Legislativo, os vice-Presidentes da CMCF, Andréia Botelho (PSL) e Ronílson Burrinho (PSB), os secretários da Mesa Diretora, Xingozinho (PP) e Professor Edem (PT), e os parlamentares Canídia (PT), Beto Cavaleiro (PPL) e Edílson do Sinttrocel (PCdoB) também participaram do encontro com os delegados Amaury Albuquerque, Paulo Detogne e João Luiz Martins Barbosa.

Entre os assuntos destacados na reunião, a melhor estruturação da PC e o alto índice de criminalidade que assola a cidade foram os principais pontos debatidos. “As limitações da Polícia Civil estão ligadas ao fato de que o Estado, muitas vezes, deixa de cumprir o seu papel em relação à segurança. Então, tivemos esse primeiro diálogo, tiramos alguns encaminhamentos e vamos levá-los adiante, como, por exemplo, uma interlocução com o Poder Executivo em prol de um possível convênio de ajudar no custeio e na manutenção de despesas da PC que, reconhecidamente, sofre com a escassez de logística e de pessoal, fazendo com que haja uma sensação de insegurança. Também discutimos a implantação da Área Integrada de Segurança Pública (AISP) com a possibilidade da implantação de um Batalhão de Polícia Militar e de uma Delegacia Regional de segurança pública no município, a questão do plantão regional, em razão da complexidade provocada pelo deslocamento até Ipatinga após as 18 horas e nos finais de semana, a necessidade de reabertura da Delegacia de Mulheres na cidade, ou seja, é uma pauta extensa e nós faremos os encaminhamentos necessários”, pontuou o Presidente Marcos da Luz.

Os delegados que participaram do encontro com os vereadores na tarde dessa quarta já haviam se reunido com a prefeita de Coronel Fabriciano, Rosângela Mendes (PT), no dia anterior. Na ocasião, o assunto tratado também envolveu soluções para melhorar a segurança pública no município.

O delegado Amaury Albuquerque ressaltou a importância de se firmar um convênio com o poder público fabricianense, especialmente para o fornecimento de combustíveis para as viaturas, que seriam ampliadas, e no remanejamento de pessoal.

“Essa iniciativa da Câmara de nos visitar e tratar conosco as possíveis soluções para diminuirmos a criminalidade na cidade me deixou positivamente surpreso e satisfeito. Em três anos de atuação em Fabriciano, eu nunca tinha visto esse tipo de iniciativa. O município vive um momento delicado no que diz respeito à segurança pública, já que os nossos índices estão bastante ruins, e por isso, estamos procurando meios de reduzir essa estatística. Agradeço aos vereadores por essa iniciativa. Também debatemos a necessidade de maior estruturação da Polícia Civil e uma maior integração dela, PC, com a Polícia Militar. A visita foi muito produtiva e já agendamos as próximas providências para colocarmos essas ações em prática”, destacou Amaury Albuquerque.

Filho do delegado de Polícia aposentado, João Xingó, o vereador Xingozinho também comentou a agenda positiva entre a CMCF e os delegados do município na tarde dessa quarta. “Foi um encontro satisfatório e gratificante, pelo fato de já conhecermos o sistema de trabalho da Polícia Civil. Sabemos das dificuldades estruturais enfrentadas pela PC. Levantaremos a bandeira da Polícia Civil na Câmara, pois entendemos que lá, na PC, há seriedade no trabalho pela segurança e pelo bem estar da nossa população. Também buscaremos, por meio de parcerias junto ao Governo do Estado e junto à Chefia de Polícia, recursos que ampliem a funcionalidade da corporação”, assegurou o primeiro Secretário da CMCF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários deixados no site são de inteira responsabilidade de quem escreve e as publica. Isentando assim de responsabilidade o autor/editor do site. Portanto, tenha responsabilidade com seu comentário!