Itabira entre as cidades mais inseguras de Minas




Em tempos de criminalidade em alta no Estado, Pouso Alegre, no Sul de Minas, foi eleita a cidade do Brasil onde os jovens estão menos expostos à violência. Logo atrás vem Poços de Caldas e Passos, ambas na mesma região e também com baixo risco. Os dados fazem parte do Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência (IVJ-Violência) de 2010, divulgado ontem pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Ao todo, 283 municípios do país com mais de 100 mil habitantes foram pesquisados.

Em Pouso Alegre, que tem cerca de 130 mil moradores, a propensão de um adolescente ou jovem se envolver em algum tipo de violência é considerada baixa. Em números, isso significa que, a cada 100 mil habitantes, 0,153 corre esse risco. Para chegar a esse índice, o fórum analisou dados de mortes por homicídio e acidentes de trânsito com o público de 12 a 29 anos, além de frequência na escola e no trabalho e de questões de pobreza e desigualdade.

A pesquisadora do fórum Thandara Santos explica que o baixo número de assassinatos no município contribuiu para a boa colocação no ranking. Em 2010, foram sete homicídios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários deixados no site são de inteira responsabilidade de quem escreve e as publica. Isentando assim de responsabilidade o autor/editor do site. Portanto, tenha responsabilidade com seu comentário!