Comandante do 26° BPM em Itabira ressalta importância de operações


No comando do 26º Batalhão de Polícia Militar há pouco mais de um mês, o tenente-coronel Júlio Maria Abílio já desencadeou três operações em parceria com a Polícia Civil, em Itabira. De acordo com ele, essa será uma prática frequente durante o tempo em que estiver à frente da corporação, que integra 11 cidades.
Antes de assumir o 26º BPM, o militar atuou por quatro anos como chefe da Inteligência da PM na 12ª Região de Polícia Militar, da qual fazem parte 97 municípios. Júlio trabalhou 17 anos em Ipatinga, no Vale do Aço. Ao ser promovido a tenente-coronel, em 25 de dezembro do ano passado, recebeu a missão de liderar o 26º.
Em pouco mais de 30 dias de trabalho, o comandante já visitou diversas cidades da região, se reuniu com o prefeito de Itabira, Damon Lázaro de Sena, e com o delegado regional da Polícia Civil, Paulo Tavares Neto. As reuniões com o delegado, especificamente, tiveram como objetivo alinhar as políticas de segurança e promover mais ações compartilhadas. "Estamos programando mais operações conjuntas", afirmou. Perguntado se é uma ação estratégica no combate à criminalidade, ele exclama. "Com certeza absoluta!".
Homicídios
A respeito dos últimos crimes violentos registrados em Itabira (especialmente sobre os dois homicídios no último fim de semana), o tenente-coronel explica que são situações isoladas e desvinculadas. "Foi uma coincidência. Um crime não tem nada a ver com outro", relata.
Neste ano, seis pessoas foram assassinadas no município, das quais cinco tinham relação com o tráfico de drogas. Apesar disso, Júlio ressalta que os dados mostram uma queda nos índices de criminalidade desde 2008. Há cinco anos, Itabira registrou 6.351 crimes de todas as naturezas; em 2012 foram 4.059. No caso de crimes violentos, foram 188 em 2008 e 171 em 2012.
Ao fazer uma comparação com outra cidade de mesmo porte, as estatísticas não são alarmantes. No ano passado, Coronel Fabriciano registrou um índice quase duas vezes superior a Itabira. "A gente percebe que aqui é uma cidade próspera, um povo hospitaleiro. Com a nossa experiência ao longo do tempo, vamos desenvolver ações que representem o melhor para cidade", garantiu.
 
Fonte: Galvanisilva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários deixados no site são de inteira responsabilidade de quem escreve e as publica. Isentando assim de responsabilidade o autor/editor do site. Portanto, tenha responsabilidade com seu comentário!