O 14º Batalhão completa 38 anos


AKR 

Capitão César relembrou parte da história da Instituição
IPATINGA – Neste dia 1º de março de 2013, o 14º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais completa 38 anos de existência. A unidade localizada no Vila Celeste foi criada em 28 de novembro de 1974, mas instalada no dia 1º de março do ano seguinte. O Capitão César Freitas relembrou, em entrevista exclusiva ao Jornal Vale do Aço, os motivos da criação do Batalhão na cidade, além de um dos grandes feitos recentes da PM, a prisão de seis integrantes de uma quadrilha de roubo a banco.

Capitão Freitas lembrou que, na década de 70, a atuação da polícia no Vale do Aço começou por um motivo específico. “A demanda gerada pela crescente industrialização da região, e o início do migração de pessoas de várias partes do país para Ipatinga fez o governo entender a necessidade da presença de um Batalhão da Policia Militar aqui. Então, no dia 28 de novembro de 74, o governo criou o Batalhão, sendo que a instalação foi concluída em 1º março de 75. Na época, abrangia Itabira, João Monlevade e Guanhães que hoje são unidades autônomas. Atualmente, atendemos cerca de 16 municípios”, explicou o Capitão.

Primeiro comandante

O capitão relembrou os homens que passaram pela instituição. “O 1º Comandante foi o Tenente Coronel Xavier, que atualmente está na reserva. Hoje, o Tenente Coronel Edvânio é o 21º comandante do Batalhão. Desde o primeiro comandante, desde o primeiro recruta, parabenizamos todos os policiais militares, tanto os da ativ quanto os da reserva, todos aqueles que deram suor e sangue, trazendo garantia e paz social”, disse César.

Atualmente, o 14º Batalhão é uma das maiores unidades de polícia do Estado, com cerca de mil homens distribuído nas companhias no Vale do Aço, atendendo, socorrendo e protegendo a comunidade. “Nosso foco é levar à comunidade paz social, tranquilidade pública, de modo que as organizações funcionem em normalidade. O melhor presente que recebemos hoje é a cidade estar bem, as pessoas estarem seguras, e todos os órgãos, as instituições funcionarem perfeitamente”, declarou.

Segurança da população
O Capitão relembrou também que o trabalho da PM tem se tornado cada vez mais importante, sendo que, recentemente, conseguiram prender uma gangue de roubo a bancos, com atuação em São Paulo, que se aventurou em Ipatinga para assaltar um dos principais bancos da cidade. “Em especial, parabenizamos os policiais que participaram na prisão da última terça (26), todos eles. Temos prestado sempre serviços relevantes para a comunidade, prendendo diuturnamente traficantes, ladrões, homicidas, entre outros infratores, e recentemente tivemos uma ação que nós deixou satisfeitos, em tirar de circulação seis meliantes, que integravam uma quadrilha de roubo a bancos. Isso foi um grande marco neste ano.
Seis integrantes de uma gangue especializada em arrombamentos de caixas eletrônicos bancários, de outro estado, que vieram se aventurar aqui foram presos, quatro na cidade e dois em Contagem. Este é o nosso trabalho, manter a segurança de nossa população”, enfatizou.JVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários deixados no site são de inteira responsabilidade de quem escreve e as publica. Isentando assim de responsabilidade o autor/editor do site. Portanto, tenha responsabilidade com seu comentário!