Comissão aprova aumento de percentual de mulheres na PMDF

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, da Câmara dos Deputados, aprovou, no último dia 5, proposta que aumenta de 10% para 30% o percentual de mulheres em cada quadro da Polícia Militar do Distrito Federal. O texto aprovado é o substitutivo da relatora, deputada Keiko Ota (PSB-SP), ao Projeto de Lei3408/12 , da deputada Erika Kokay (PT-DF). 

O substitutivo estabelece que, até que esse percentual seja atingido, os editais relativos a concursos públicos fixarão o percentual mínimo de 40% das vagas de cada quadro para policiais femininos. O texto altera a Lei 9.713/98. 

A relatora ressalta que a proposta corrige distorções em relação à Constituição, que proíbe discriminação em razão de gênero. “Além de promover o necessário saneamento do ordenamento jurídico, também coopera para a melhoria do ambiente de trabalho em razão da eliminação de um provável foco de tensão e desavenças que poderia prejudicar o ambiente da corporação militar estadual”, argumenta. 

Tramitação 
Já aprovada pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, a proposta segue agora para análise, em caráter conclusivo , da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Blog Alferes(Reprodução)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários deixados no site são de inteira responsabilidade de quem escreve e as publica. Isentando assim de responsabilidade o autor/editor do site. Portanto, tenha responsabilidade com seu comentário!