Polícia turca usa gás lacrimogêneo brasileiro contra manifestantes, diz ONG

Gás lacrimogêneo produzido no Brasil tem sido usado pela polícia turca para dispersar manifestantes que ocupam as ruas de cidades da Turquia, em protestos recentes. A informação foi confirmada pela organização não governamental (ONG) Anistia Internacional, que informou que latas de gás usadas contra manifestantes tinham a inscrição "made in Brazil" (feito no Brasil). Gases produzidos em outros países também foram usados, segundo a ONG.
O professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Christopher Gaffney, que foi à Turquia participar de um congresso de arquitetura, estava na praça Taksim, em Istambul, durante conflito em que os manifestantes foram atingidos por latas do gás brasileiro.
"Quando cheguei a Istambul no sábado, era um cenário de confusão total. A polícia lançava o gás com uma espingarda. Também ouvi falar sobre helicópteros que estavam sobrevoando a área e jogando as latas do alto. Eu vi pessoas feridas com o impacto e houve caso de uma pessoa que perdeu um olho quando foi atingida na cabeça. (As latas) têm a marca da bandeira brasileira, o que não deve dar uma impressão muito boa para os turcos", disse Gaffney.
Terra.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários deixados no site são de inteira responsabilidade de quem escreve e as publica. Isentando assim de responsabilidade o autor/editor do site. Portanto, tenha responsabilidade com seu comentário!