Polícia Civil investiga golpe do POKÉMON


TIMÓTEO – A Polícia Civil de Timóteo identificou recentemente na região uma quadrilha de falsários que estaria transferindo carros novos por preços bem abaixo dos praticados no mercado. A negociação é conhecida como golpe do “Pokemon”. A farsa é baseada em uma fraude bastante comum no comércio e no sistema bancário. 

Neste tipo de estelionato os golpistas usam 'laranjas' com ficha de crédito limpa e dispostos a se 'sujar' por alguns milhares de reais, ou falsificam documentos como CPF, RG, contracheque e comprovante de residência. O objetivo da quadrilha é conseguir a liberação do financiamento do veículo em prestações mensais. 

Segundo as investigações, falsários com documentos de outras pessoas - perdidos pelas vítimas ou furtados - se deslocavam até cartórios, conseguindo a autenticação. Com as cópias os golpistas apresentavam estes documentos em empresas de veículos, efetivando compras em nome de outras pessoas. Sendo assim a nota fiscal original já saía em nome da vítima. 

Divulgação PC 

O veículo na foto foi apreendido com um empresário da região
Ainda conforme a PC estes veículos geralmente eram segurados e os falsários davam valores como entrada, interrompendo o pagamento das prestações seguintes. Os golpes só eram descobertos quando o banco ou seguradora procedia à execução das prestações restantes e as vítimas tomavam conhecimento de que estavam sendo cobradas por algo que não haviam adquirido. 

De acordo com o delegado que preside as investigações, Gilmaro Alves, a polícia já tem identificado o cartório e parte das pessoas envolvidas na fraude. O policial adverte a população a respeito da compra destes tipos de veículos. Às vezes uma pessoa de boa fé compra um veículo alienado, assumindo o restante da dívida, pensando estar fazendo um bom negócio, quando em verdade está comprando o veículo de um falsário. “E muita das vezes somente irá descobrir quando já está em prejuízo”, alerta o delegado. 
JVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários deixados no site são de inteira responsabilidade de quem escreve e as publica. Isentando assim de responsabilidade o autor/editor do site. Portanto, tenha responsabilidade com seu comentário!