Capital mineira terá 24 horas de blitze Lei Seca a partir desta sexta-feira

Belo Horizonte terá 24 horas de blitze da campanha “Sou pela Vida. Dirijo sem Bebida” a partir das 7h30 desta sexta-feira (20). As abordagens irão ocorrer nas principais vias de Belo Horizonte, já no início do dia. A ação integra a programação da Semana Nacional de Trânsito e irá contar com quatro equipes itinerantes.
 
Além de tentar repreender motoristas embriagados ao volante, haverá ações como apresentações teatrais, distribuição de materiais educativos e de etilômetros descartáveis. Durante a noite, entre 18h30 e 22 horas, quem tiver em alguns bares e restaurantes receberão materiais informativos sobre o perigo de dirigir alcoolizado.
 
De acordo com a Lei Seca, instituída pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e em vigor desde 23 de janeiro, o motorista é autuado caso seja encontrado 0,05 miligrama de álcool no organismo. Se atingir 0,34 miligramas, além de ter de pagar multa no valor de R$ 1.915,40, o motorista perde o direito de dirigir por um ano e é punido ainda com sete pontos na carteira de habilitação, por ser considerado infração gravíssima. O motorista flagrado pelo teste de drogas será enquadrado pelo Artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que prevê detenção de seis meses a três anos.
 
As ações serão desenvolvidas em parceria entre a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), a Polícia Militar, o Departamento de Trânsito da Polícia Civil (Detran), a BHTrans, a Polícia Rodoviária Estadual, a Guarda Municipal, o Corpo de Bombeiros Militar, o Serviço Social do Transporte (Sest),  o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) e a Secretaria de Estado de Educação (SEE). 
HD