Ex-presidiário e cantor Belo pode ser candidato a deputado federal pelo DEM em São Paulo

O Democratas (DEM) deverá anunciar nos próximos dias a filiação do cantor e ex-presidiário Belo em São Paulo. De acordo com a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, o objetivo é lançar o pagodeiro como candidato a deputado federal nas eleições de 2014 e reforçar a bancada do partido na Câmara, composta por 105 deputados em 1999 (quando ainda se chamada PFL) e hoje conta com apenas 27 parlamentares.

Belo pode repetir os passos de Tiririca e Frank Aguiar e se candidatar a uma vaga na Câmara dos Deputados

Caso a candidatura se concretize, Belo integrará o extenso rol de artistas que decidiram se aventurar na política nos últimos anos. O caso mais notório é o do cantor e palhaço Tiririca (PR), que em 2010 foi o candidato mais votado para deputado federal em São Paulo, com mais de um milhão e trezentos mil votos. Em 2006, o apresentador de televisão e estilista Clodovil Hernandez também se elegeu. Foi o terceiro mais votado pelos paulistas, com quase 500 mil votos. Nesse mesmo pleito, o cantor Frank Aguiar, hoje vice-prefeito de São Bernardo do Campo (SP) também foi eleito, com pouco mais de 140 mil votos.
Marcelo Pires Vieira, o Belo, tem 39 anos. Surgiu no meio artístico em 1993, como vocalista do grupo Soweto, onde ficou até 2000, quando optou pela carreira solo. Em 2002, foi condenado a seis anos de prisão por tráfico de drogas, associação para o tráfico e porte ilegal de armas. O cantor já nove CDs e dois DVDs, com mais de sete milhões de cópias vendidas.

BHAZ.COM.BR